Requisitos para a Submissão:

LEIA ATENTAMENTE OS REQUISITOS PARA FACILITAR O PROCESSO DE APROVAÇÃO DA SUBMISSÃO.

1.1 Não é necessário realizar a inscrição antes de submeter o estudo à avaliação.
1.2 Os estudos devem ser enviados no formato Word (doc ou docx) a partir do preenchimento do formulário no endereço eletrônico do evento (www.congressonursing.com.br/submissao-de-trabalho/) até o dia 30 de maio de 2025, e conforme os prazos que forem estipulados no site do evento até próximo ao Congresso

A avaliação dos estudos será dada em duas etapas:
2.1 Etapa on-line: triagem a partir de avaliação duplo-cega pelos membros da Comissão Científica do evento. Após a submissão, o autor correspondente possui 10 dias para recebimento do parecer por e-mail.
a) Em caso de parecer negativo, o autor pode submeter outro estudo;
b) Em caso de parecer positivo, será encaminhado à realização da inscrição e seguimento das próximas etapas para apresentação no dia do evento, um exemplo do formato do banner.
2.2 Etapa presencial: o autor com estudo aprovado receberá por e-mail o dia e horário de sua apresentação em banner/pôster. No dia da apresentação, um membro da Comissão Científica realizará a avaliação com um checklist estruturado.
a) Cada apresentação terá a duração de 3 minutos e 2 minutos para discussão com o avaliador;
b) O modelo de apresentação estará disponível no endereço eletrônico do evento após a finalização da etapa on-line;
c) O relator que não apresentar o banner/pôster no modelo do evento terá sua aprovação cancelada automaticamente;
d) Os banners/pôsters devem ser apresentados no dia do evento de forma impressa conforme exemplo em anexo;
e) Não é necessário levar o suporte para o evento;
f) Caso o relator não compareça na data e horário estabelecidos, será automaticamente cancelada a apresentação. O relator não pode ser substituído.

3.1 Serão aceitos estudos em formato de resumo, de 300 a 350 palavras.
3.2 Serão aceitos resumos inéditos, oriundos de: estudos originais, estudos transversais, estudos de coorte, revisões integrativas e sistemáticas, relatos de experiência, estudos de caso, estudos de múltiplos casos, projetos de intervenção, metanálises, pesquisas documentais e estudos de reflexão.
a) Não serão aceitos estudos de revisão bibliográfica ou revisão narrativa;
b) Estudos sem o número do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou sinalização de autorização por Carta de Anuência não serão aceitos;
c) Estudos que não necessitam do Parecer do CEP ou Carta de Anuência: revisão integrativa, revisão sistemática, relato de experiência, estudo de reflexão e pesquisa documental utilizando documentos de domínio público.
3.3 A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação), bem como as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
3.4 Os estudos devem ser submetidos em formato doc ou docx (Microsoft Word®). Estudos enviados em PDF ou em formato completo não serão aceitos.
3.5 O texto deverá ser organizado no formato para folha de papel A4 (210 x 297 mm), com margens superior, esquerda, inferior e direita de 2 cm; texto justificado e espaçamento 1,5cm entre linhas.
3.6 O texto deverá ser escrito com fonte Arial, tamanho 12 para o título, texto, descritores e referências; respeitando as Normas Vancouver.
3.7 Deve-se apresentar de 03 (três) a 05 (cinco) Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).
3.8 Estudos sem referências não serão aceitos;
3.9 O resumo deve ser estruturado em: Título, Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Discussão, Conclusão, Descritores, Referências e identificação dos autores (nome completo, maior titulação, vínculo institucional e e-mail).
3.10 Não serão aceitos resumos com figuras, fotos, tabelas, gráficos e quadros.

a) Os estudos devem ser apresentados em formato banner/pôster impresso no modelo disponibilizado no endereço eletrônico do evento com as dimensões: 120 x 90cm (alt x larg);
b) Apresentação de 3 minutos e mais 2 minutos de discussão com o avaliador;
c) Deve-se comparecer ao local de apresentação 20 minutos antes do horário estabelecido por e-mail;
d) Não serão apresentados estudos que foram negados na etapa on-line de avaliação e que não fazem parte da lista de aprovados.

5.1 Serão premiados os 05 melhores trabalhos com uma menção honrosa (certificado de prêmio). 1º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil. reais) 01 submissão de artigo cientifico 2º lugar: R$ 1.000,00 (mil. reais) e 3º lugar: R$ 500,00 (quinhentos reais)  4º e 5º submissão de artigo cientifico para a Revista Nursing (aprovado o artigo pela comissão será publicado na Revista Nursing.)

5.2 O não comparecimento de um dos autores/co-autores à cerimônia de encerramento, desclassificará o trabalho ganhador e o mesmo não receberá o prêmio estipulado nem o certificado de prêmio. Não cabendo recurso aos premiados ausentes da cerimônia.

5.3 Os critérios para premiação serão definidos internamente pela Comissão Científica e os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento.

5.4 Não concorrerão aos prêmios trabalhos apresentados onde, pelo menos um dos autores, for componente da comissão científica do Congresso, ou monitor.

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Trabalhos científicos

A apresentação de trabalhos poderá ser realizada de forma presencial.

1-Submissão de Estudos
1.1 Não é necessário realizar a inscrição antes de submeter o estudo à avaliação.
1.2 Os estudos devem ser enviados no formato Word (doc ou docx) a partir do preenchimento do formulário no endereço eletrônico do evento (www.congressonursing.com.br/submissao-de-trabalho/) até o dia 10 de março de 2024, e conforme os prazos que forem estipulados no site do evento até próximo ao Congresso

2-Avaliação dos Estudos
A avaliação dos estudos será dada em duas etapas:
2.1 Etapa on-line: triagem a partir de avaliação duplo-cega pelos membros da Comissão Científica do evento. Após a submissão, o autor correspondente possui 10 dias para recebimento do parecer por e-mail.
a) Em caso de parecer negativo, o autor pode submeter outro estudo;
b) Em caso de parecer positivo, será encaminhado à realização da inscrição e seguimento das próximas etapas para apresentação no dia do evento, um exemplo do formato do banner.
2.2 Etapa presencial: o autor com estudo aprovado receberá por e-mail o dia e horário de sua apresentação em banner/pôster. No dia da apresentação, um membro da Comissão Científica realizará a avaliação com um checklist estruturado.
a) Cada apresentação terá a duração de 3 minutos e 2 minutos para discussão com o avaliador;
b) O modelo de apresentação estará disponível no endereço eletrônico do evento após a finalização da etapa on-line;
c) O relator que não apresentar o banner/pôster no modelo do evento terá sua aprovação cancelada automaticamente;
d) Os banners/pôsters devem ser apresentados no dia do evento de forma impressa conforme exemplo em anexo;
e) Não é necessário levar o suporte para o evento;
f) Caso o relator não compareça na data e horário estabelecidos, será automaticamente cancelada a apresentação. O relator não pode ser substituído.

3-Normas para Elaboração dos Estudos
3.1 Serão aceitos estudos em formato de resumo, de 300 a 350 palavras.
3.2 Serão aceitos resumos inéditos, oriundos de: estudos originais, estudos transversais, estudos de coorte, revisões integrativas e sistemáticas, relatos de experiência, estudos de caso, estudos de múltiplos casos, projetos de intervenção, metanálises, pesquisas documentais e estudos de reflexão.
a) Não serão aceitos estudos de revisão bibliográfica ou revisão narrativa;
b) Estudos sem o número do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou sinalização de autorização por Carta de Anuência não serão aceitos;
c) Estudos que não necessitam do Parecer do CEP ou Carta de Anuência: revisão integrativa, revisão sistemática, relato de experiência, estudo de reflexão e pesquisa documental utilizando documentos de domínio público.
3.3 A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação), bem como as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
3.4 Os estudos devem ser submetidos em formato doc ou docx (Microsoft Word®). Estudos enviados em PDF ou em formato completo não serão aceitos.
3.5 O texto deverá ser organizado no formato para folha de papel A4 (210 x 297 mm), com margens superior, esquerda, inferior e direita de 2 cm; texto justificado e espaçamento 1,5cm entre linhas.
3.6 O texto deverá ser escrito com fonte Arial, tamanho 12 para o título, texto, descritores e referências; respeitando as Normas Vancouver.
3.7 Deve-se apresentar de 03 (três) a 05 (cinco) Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).
3.8 Estudos sem referências não serão aceitos;
3.9 O resumo deve ser estruturado em: Título, Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Discussão, Conclusão, Descritores, Referências e identificação dos autores (nome completo, maior titulação, vínculo institucional e e-mail).
3.10 Não serão aceitos resumos com figuras, fotos, tabelas, gráficos e quadros.

4-Normas para Apresentação dos Estudos
a) Os estudos devem ser apresentados em formato banner/pôster impresso no modelo disponibilizado no endereço eletrônico do evento com as dimensões: 120 x 90cm (alt x larg);
b) Apresentação de 3 minutos e mais 2 minutos de discussão com o avaliador;
c) Deve-se comparecer ao local de apresentação 20 minutos antes do horário estabelecido por e-mail;
d) Não serão apresentados estudos que foram negados na etapa on-line de avaliação e que não fazem parte da lista de aprovados.

5-Premiação
Serão premiados os 05 (cinco) melhores estudos apresentados. O primeiro lugar ganhará R$ 1.000 (mil reais) e os outros ganharão a publicação do estudo completo na Revista Nursing, o segundo lugar ganhará a publicação do estudo completo na Revista Saúde Coletiva (Barueri) e o terceiro lugar ganhará a publicação do estudo completo na Revista Ferida. A premiação ocorrerá no último dia ao final do evento no auditório principal. Caso o autor correspondente/relator não esteja na hora da premiação, a seleção será cancelada e o próximo estudo receberá. Não é autorizado terceiros receberem o prêmio. Desta forma, solicita-se a presença de todos os relatores no ato da premiação.

HORÁRIOS

ATIVIDADES

HORÁRIOS E
ATIVIDADES

08h00 às 09h00

Mesa de Abertura

Cerimonial e Palavra da Presidente

Palavras de Boas-vindas e composição da Mesa

09h00 as 10h00

Palestra: "Registro fotográfico e LGPD – Qual a sua implicação no atendimento a pessoas com feridas?"

Palestrante:
Moderador:
Dra. Enfa ET. Rose Ana Rios David (BA)

10h00 às 10h30

Palestra: "Tecnologias Digitais certificadas para o monitoramento da evolução cicatricial"

Palestrante:

Mediadora: Dra. Enfa. ET Rayssa Paranhos (BA)

10h30 às 11h00

Intervalo

11h00 às 12h30

Mesa Redonda: "Estruturação e Gestão pela Qualidade no atendimento a pessoas com feridas"

Especialista 1. Comissão de Prevenção e Cuidados com ferida no ambiente hospitalar:
Enfa. ET Ana Angélica (BA)

Especialista 2. Serviço Ambulatorial no atendimentoa pessoas com Feridas hospitalar:
Enfa. Fabiana Vani (BA)

Especialista 3. Um olhar para o SUS
Enfa.

Mediadora: Ana Patrícia Greco (BA)

12h30 às 14h00

Almoço

14h30 às 15h30

Mesa Redonda: "Práticas sistematizadas na prevenção da Lesão por Pressão"

Palestrante 1: Lista de Verificação SPIPP
Enfa. ET Ana Angélica (BA)

Palestrante 2: Evidências para o reposicionamento no leito
ET Aline Ramalho (SP)

Palestrante 3: Impacto da avaliação do tom da pele

Palestrante 4: SEM x Termografia
ET Rosângela Oliveira (SP)

Mediadora: Dra. Viviane Carvalho (SP)

15h30 às 16h00

Palestra: Lesão por Pressão ou Falência da Pele: Um olhar para a Terapia Intensiva

Palestrante: Aline Ramalho (SP)
Moderador: Ms. Enfa. Daniela Fagundes de Oliveira (BA)

16h00 às 16h30

Intervalo

16h30 as 17h00

Talk Show: Quando a cirurgia é a melhor opção para o tratamento da Lesão por Pressão?

Entrevistador: Ms ET Roberta Mendonça Viana (BA)
Convidado: Dr. Nilmar Bandeira

17h00 às 18h30

Palestra: Cuidados com a ferida operatória: O que nos diz o guideline

Palestrante: Dra. Enfa. Rosana Freitas de Azevedo (BA)
Moderador: ET Ilza Pereira Guiotto (BA)

HORÁRIOS

ATIVIDADES

HORÁRIOS E
ATIVIDADES

09h00 às 10h30

Palestra: Avanços no Tratamento das Queimaduras

Palestrante 1: Um novo conceito para as queimaduras de Segundo Grau
Dra. Enfa ET Moelisa Dantas (BA)

Palestra 2: O que pensar sobre a Sulfadiazina de Prata e as novas tecnologias para a Terapia Tópica

Palestrante 3: Quando a abordagem cirúrgica é a melhor opção
Dr Marcus Vinícius da Silva Viana Barroso (BA)

Moderadora: Ms Ednalva Heliodoro (BA)

10h30 às 11h00

Intervalo

11h00 às 12h30

Conversa com especialistas: Como enfrentamos esses desafios no SUS

Especialista 1: Anemia Falciforme
Dra. Enfa. Evanilda Carvalho (BA)

Especialista 2: Hanseníase

Especialista 3: Epidermólise Bolhosa
Enfa. ET Luciana Mendes (BA)

Moderador:

12h30 às 14h00

Almoço

14h00 às 15h00

Palestra: Pé diabético: A-Z

Palestrante 1: Fortalecendo o exame do pé para a prevenção
Dra. Enfa. Roseane Montargil (BA)

Palestrante 2: Terapia Tópica, Oxigenoterapia Hiperbárica e TPN – qual a força de evidência dessas práticas?
Dra. Rose Ana Rios David (BA)

Moderador: Dra Evanilda Carvalho (BA)

15h00 às 16h00

Palestra: Abordagem REGENERATIVA para o tratamento de feridas

Palestrante: Dra. Viviane Carvalho (SP)
Moderador: Dra. Enfa ET. Rose Ana Rios David (BA)

16h00 às 16h30

Intervalo

16h30 às 17h00

Conversa com Especialistas: Prevenção e Tratamento das Infecções em Feridas ANTISSEPTICOS X ANTIBIÓTICOS

Especialista 1: Dra. ET Paula Freitas (ES)
Especialista 2: Dra Edilane Voss (BA)

Moderadora: Enfa. Rosângela Oliveira (SP)

17h00 às 18h00

Palestra: Prevenção e tratamento do biofilme: o que temos de novo

Palestrante:
Moderador:
Dra ET Paula Freitas (ES)

18h10 às 18h30

Encerramento e entrega das premiações